CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Turismo 15/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO Campeonato Nordeste de Parapente da Serra da Ibiapaba - I Etapa Cearense.

Nesse final de semana, 12 e 13 de agosto, os céus de Tianguá, foram palco de um evento espetacular e inspirador, o aguardado Campeonato Nordeste de Parapente da Serra da Ibiapaba - I Etapa Cearense.

Evento realizado pela Prefeitura Municipal de Tianguá, através da secretaria de Turismo, Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer e Secretaria de Ind. Com.

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo e, com parceria da Federação de Parapente e Asa Delta do Ceará, Sítio do Bosco e Escola Rogério de Voo Livre.

O local escolhido para sediar essa emocionante competição foi o encantador Sítio do Bosco Park, onde a natureza exuberante e os ventos favoráveis se uniram para criar o cenário perfeito.

Com um total de 42 destemidos pilotos distribuídos nos dois dias de prova, o campeonato mostrou-se verdadeiramente diversificado e empolgante, nas categorias: Vela A e B, Vela B Hot e Vela B e C.

Os pilotos que demonstraram maestria nos céus da Serra da Ibiapaba foram reconhecidos e recompensados por suas conquistas. Os vencedores de cada categoria subiram ao pódio, ovacionados pelo público presente, celebrando não apenas suas vitórias, mas também o esforço e dedicação que dedicaram à competição.

#prefeituradetiangua #capitaldaserradaibiapaba #soutiangua #campeonatodeparapente #turismodesportivo #descubratiangua #seturtiangua

#Turismo 11/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO Central de Artesanato do Ceará (CeArt)

Aconteceu no dia 07 de junho no auditório do Sebrae no shopping Ibiapaba, através da Secretaria Municipal de Turismo e apoio do Sebrae, o encontro com os artesãos de Tianguá juntamente com a equipe técnica da Central de Artesanato do Ceará (CeArt).

O encontro oportuno foi de grande valia, onde nossos artesãos foram orientados sobre o processo de produção de artesanato do Ceará, realização do cadastro estadual de artesãos e benefícios da atividade artesanal para o desenvolvimento socioeconômico.

Durante o credenciamento e emissão dos cadastros, todos os artesãos presentes tiveram a oportunidade de expor seus belíssimos trabalhos artesanais.

#prefeituradetianguá #descubratianguá #capitaldaserradaibiapaba #turismonoceará #produçãoartesanal #artesanatotianguaense

#Turismo 06/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO Prefeitura de Tianguá realizará reunião com a Central de Artesanato do Ceará (CEART).

Se você é artesão, temos um compromisso marcado com você! A prefeitura de Tianguá, por meio da Secretaria de Turismo, vem convida-lo(a) para a reunião com a Central de Artesanato do Ceará (CEART).

O encontro ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 07 de junho, às 08h30 no auditório Sebrae no Shopping Ibiapaba, ao lado da loja Americanas.

Será realizado a emissão e renovação de identidades artesanais, apresentação sobre certificação e selo CeArt e orientações sobre ações e benefícios do programa de desenvolvimento sustentável e inclusivo do artesanato do estado do Ceará.

TRAGA CONSIGO:

- Sua documentação (RG, CPF e Comprovante de Residência);

- Uma peça pronta na técnica que deseja se cadastrar;

- Material para realizar o teste de habilidade que consiste na produção de uma peça artesanal.

#Turismo 06/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO Prefeitura promoveu uma importante capacitação para os artesãos da Associação Flor do Croá, no distrito de Pindoguaba.

Com objetivo de incentivar a valorização do artesanato local, a Prefeitura de Tianguá, através da Secretaria Municipal de Turismo, promoveu uma importante capacitação para os artesãos da Associação Flor do Croá, no distrito de Pindoguaba.

Essa iniciativa visou a qualificação e aperfeiçoamento profissional no ramo de tecelagem e artesanato de matéria-prima extraída da flor do Croá, planta nativa da região da Ibiapaba.

O curso que aconteceu do dia 22 a 26 de maio de 2023, foi ministrado pelo empresário Gilmar Souza, fundador da Carqueijo Artesanato com sede em Mucambo (CE). Frente às dificuldades enfrentadas pelos artesãos do Croá quanto a impossibilidade de manuseio dos teares, em estado de danificação, as primeiras ações do curso se deram pela restauração integral e reparo preventivo deste equipamento.

No decorrer da semana de capacitação, os membros da associação obtiveram ainda instruções e orientações quanto a matéria-prima utilizada, novas possibilidades de confecções, técnicas de aprimoramento e muito mais. De excelente valia e proveito, o curso se deu finalizado com a participação dos demais representantes envolvidos na ação onde, em uma roda de conversa e exposição das peças produzidas durante o curso, tiveram momentos de falas e agradecimentos: Antônio Araújo, membro da Associação Flor do Croá; Rejane, presidente da Associação Flor do Croá; Keila Aragão, secretária de Turismo de Tianguá; Jocélio, parlamentar da Câmara Municipal de Tianguá; Tomás, articulador Sebrae Ibiapaba e demais envolvidos no projeto.

Sob a ótica de cada peça produzida rica em detalhes, salientamos que o artesanato local representa a identidade, os costumes e a história de um povo.

\#PrefeituradeTianguá #CapitaldaSerradaIbiapaba #DescubraTianguá #AssociaçãoFlordoCroá #ArtesanatoLocal #SeturTianguá

#Turismo 24/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO COMTUR terá como composição membros representantes do poder público

No dia 17 de março de 2023, aconteceu no auditório no SEBRAE Tianguá, Shopping Ibiapaba, a primeira reunião do Conselho Municipal de Turismo de Tianguá.

De acordo com a Lei nº 1.542, de 07 de fevereiro de 2023, o COMTUR terá como composição membros representantes do poder público, da iniciativa privada e sociedade civil organizada.

O Conselho é peça fundamental para nortear e auxiliar a Secretaria Municipal de Turismo, articulando ações para o desenvolvimento do turismo no nosso município.

Na ocasião, foram apresentadas as definições técnicas e teóricas acerca do colegiado, como: atribuições, normas, composição das cadeiras do colegiado e, demais informações de respeito ao desenvolvimento ordenado do Turismo.

#Turismo 26/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO O prefeito de Tianguá recebeu a Comenda de Reconhecimento do Trabalho de Desenvolvimento do Turismo na região.

O prefeito de Tianguá recebeu a Comenda de Reconhecimento do Trabalho de Desenvolvimento do Turismo na região de Ibiapaba.

O nosso município foi agraciado com honraria na área pública, resultado de um grande trabalho realizado no desenvolvimento do turismo de Tianguá que vem sendo realizado pela gestão.

O prêmio foi promovido pelo Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (Prodeter).

É a Prefeitura de Tianguá trabalhando para fortalecer o turismo da nossa cidade.

#PrefeituradeTianguá #Prodeter #Turismo

#Turismo 14/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO Nos dias 6, 7 e 8 de outubro, aconteceu 10ª edição do Moto Fest Tianguá

Nos dias 6, 7 e 8 de outubro, aconteceu 10ª edição do Moto Fest Tianguá, o maior evento de Mototurismo da Serra da Ibiapaba.

O Moto Fest Tianguá reuniu cerca de 980 motociclistas de 12 estados diferentes e 4.100 pessoas assistiram aos shows no sábado, que contribuiu, através de sua programação, com ações para a valorização da cultura, do turismo local e da economia da cidade.

É a Prefeitura trabalhando para aquecer a economia do nosso município e buscar novas atividades de lazer para a população.

#PrefeituradeTianguá #MotoFestTianguá

#Turismo 06/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO Vem aí o Moto Fest Tianguá 2022.

Um evento realizado pela MG Líderes do Asfalto e M. Casal Amantes da Estrada, com o apoio da Prefeitura de Tianguá, por meio da Secretaria de Cultura e Secretaria de Turismo.

O evento é um encontro de motociclistas e shows musicais, com o objetivo de movimentar o turismo e a economia de nossa cidade.

Confira a programação e participe.

#PrefeituradeTianguá #MotoFestTianguá

#Turismo 12/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO PREFEITURA DE TIANGUÁ INFORMA - CADASTRE-SE NO CADASTUR

Você que é empresário do setor de turismo de Tianguá, sabia que é o Cadastur (Cadastro de Turismo) é exigido por lei desde 2008? (Lei nº 11.771/08)

O Cadastur é um sistema nacional de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo. Esse sistema é executado pelo Ministério do Turismo, em parceria com os órgãos oficiais de turismo, nos 26 estados e no Distrito Federal.

Ainda conforme a Lei nº 11.771 o cadastro é gratuito, sendo obrigatório para:

? Acampamentos Turísticos;

? Agências de Turismo;

? Meios de Hospedagem;

? Organizadoras de Evento;

? Parques Temáticos;

? Transportadoras Turísticas;

E opcional para as seguintes atividades:

? Casas de Espetáculo;

? Centros de Convenções;

? Empreendimentos de Entretenimento e Lazer e Parques Aquáticos;

? Empreendimentos de Apoio ao Turismo Náutico ou à Pesca Desportiva;

? Locadoras de Veículos para Turistas;

? Restaurantes, Cafeterias, Bares e similares.

Quais os benefícios do Cadastur?

? Acesso a financiamento por meio de bancos oficiais;

? Apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo;

? Incentivo à participação em programas e projetos do governo federal;

? Participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo;

Lembre-se: o cadastro é gratuito e obrigatório para empresas específicas de turismo!

Acesse: https://cadastur.turismo.gov.br/

#TurismoemTianguá #PrefeituradeTianguá #AquiTemTrabalho #Cadastur #Turismo

www.tiangua.ce.gov.br
Emitido dia 28/03/2024 às 22:01:55